Destaque Guanambi Bahia Noticias Saúde Transporte www.ZUMPE.com.br

Assim como Brumado, Guanambi também deve receber Subgrupamento de Bombeiros

Assim como Brumado, Guanambi também pode celebrar convênio com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia para receber um Sub – agrupamento Regional da corporação.

A cidade conhecida como Capital do Minério regulamentou a legislação autorizando o convênio e garantiu as contrapartidas. A obra para construção do local onde funcionará a unidade já foi licitada e deve começar nos próximos dias.

Local onde será construída a Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros de Brumado – Reprodução / 97News / Google Street View

Enquanto isso, a Capital do Algodão ainda não enviou toda a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros. Ao contrário do que foi publicado anteriormente, mesmo as duas cidade estando apenas 140 quilômetros uma da outra, a implantação do Subgrupamento em Guanambi não foi inviabilizada.

Na semana passada, ao anunciar a celebração do convênio, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Brumado, Castilho Viana, disse que “Brumado seguia em disputa com algumas cidades de médio porte do estado para a contemplação por meio do alto comando geral do CBPM e, mesmo diante dos desafios, saiu na frente quando se destacou nos requisitos solicitados pelo estado”.

A reportagem da Agência Sertão conversou com o Major Valdir Ferreira Júnior nesta quarta-feira (25), comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Vitória da Conquista.

Ele informou que mesmo com o acordo firmado com o município de Brumado, a corporação continua interessada em celebrar convênio para instalação do Sub – grupamento Regional de Guanambi. O comandante disse ainda que espera apenas que a prefeitura envie a documentação exigida para que o convênio seja formalizado. Ele informou que além de Brumado e Guanambi, Itapetinga também deve receber um Sub – grupamento.

“Mantive contato com o prefeito passando todas as pendências de documentação para o Convênio. Estamos tentando fechar tudo para já assinar semana que vem. O restante é aguardar a construção da sede onde funcionará o Corpo de Bombeiros para o início efetivo da atividade”, disso o Major à reportagem.

Antes, a assessoria do deputado federal Charles Fernandes (PSD) enviou nota informando que havia conversado com o prefeito Jairo Magalhães, e que se reuniu em Brasília, com o senador Otto Alencar. O deputado disse que o senador dialogou diretamente com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, Coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, que afirmou que a corporação continua aberta para a celebração do convênio com Guanambi.

Segundo a nota, o Comandante Geral informou que a cidade receberá um Subgrupamento Regional, e a médio prazo, Guanambi terá o seu próprio Grupamento Regional em uma estrutura ampla, edificada em parceria com o Município, cujo projeto já está sendo finalizado.

A assessoria da Prefeitura de Guanambi informou que até o fim de semana irá se manifestar sobre o andamento do convênio e não deu detalhes sobre a definição do local onde será sediado o Subgrupamento. Também não foi informado qual o valor que será investido para garantir o local de funcionamento da Unidade Operacional.

Inauguração do Subgrupamento de Valença – Reprodução / Atualiza Bahia

Na prática, o executivo municipal precisa seguir os mesmos passos cumpridos pela Prefeitura de Brumado, que apresentou a autorização legislativa e garantiu a disponibilidade de um imóvel com características apropriadas para instalação de Unidade Operacional que sediará o Subgrupamento.

A celebração do convênio exige ainda a apresentação das dotações orçamentárias para custear todas as despesas do convênio.

Related posts

Chuva em Salvador gera 16 ameaças de desabamento de imóvel e dois deslizamentos de terra

NS.ZUMPE

Olha o ‘GATO’ : Coelba desativa 35 milhões ligações clandestinas na Bahia após inspeção em todo Estado.

NS.ZUMPE

Vem aí, aumento na conta de luz

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *