Destaque Guanambi Bahia Noticias Saúde Transporte www.ZUMPE.com.br

Assim como Brumado, Guanambi também deve receber Subgrupamento de Bombeiros

Assim como Brumado, Guanambi também pode celebrar convênio com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia para receber um Sub – agrupamento Regional da corporação.

A cidade conhecida como Capital do Minério regulamentou a legislação autorizando o convênio e garantiu as contrapartidas. A obra para construção do local onde funcionará a unidade já foi licitada e deve começar nos próximos dias.

Local onde será construída a Unidade Operacional do Corpo de Bombeiros de Brumado – Reprodução / 97News / Google Street View

Enquanto isso, a Capital do Algodão ainda não enviou toda a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros. Ao contrário do que foi publicado anteriormente, mesmo as duas cidade estando apenas 140 quilômetros uma da outra, a implantação do Subgrupamento em Guanambi não foi inviabilizada.

Na semana passada, ao anunciar a celebração do convênio, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Brumado, Castilho Viana, disse que “Brumado seguia em disputa com algumas cidades de médio porte do estado para a contemplação por meio do alto comando geral do CBPM e, mesmo diante dos desafios, saiu na frente quando se destacou nos requisitos solicitados pelo estado”.

A reportagem da Agência Sertão conversou com o Major Valdir Ferreira Júnior nesta quarta-feira (25), comandante do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros, em Vitória da Conquista.

Ele informou que mesmo com o acordo firmado com o município de Brumado, a corporação continua interessada em celebrar convênio para instalação do Sub – grupamento Regional de Guanambi. O comandante disse ainda que espera apenas que a prefeitura envie a documentação exigida para que o convênio seja formalizado. Ele informou que além de Brumado e Guanambi, Itapetinga também deve receber um Sub – grupamento.

“Mantive contato com o prefeito passando todas as pendências de documentação para o Convênio. Estamos tentando fechar tudo para já assinar semana que vem. O restante é aguardar a construção da sede onde funcionará o Corpo de Bombeiros para o início efetivo da atividade”, disso o Major à reportagem.

Antes, a assessoria do deputado federal Charles Fernandes (PSD) enviou nota informando que havia conversado com o prefeito Jairo Magalhães, e que se reuniu em Brasília, com o senador Otto Alencar. O deputado disse que o senador dialogou diretamente com o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, Coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, que afirmou que a corporação continua aberta para a celebração do convênio com Guanambi.

Segundo a nota, o Comandante Geral informou que a cidade receberá um Subgrupamento Regional, e a médio prazo, Guanambi terá o seu próprio Grupamento Regional em uma estrutura ampla, edificada em parceria com o Município, cujo projeto já está sendo finalizado.

A assessoria da Prefeitura de Guanambi informou que até o fim de semana irá se manifestar sobre o andamento do convênio e não deu detalhes sobre a definição do local onde será sediado o Subgrupamento. Também não foi informado qual o valor que será investido para garantir o local de funcionamento da Unidade Operacional.

Inauguração do Subgrupamento de Valença – Reprodução / Atualiza Bahia

Na prática, o executivo municipal precisa seguir os mesmos passos cumpridos pela Prefeitura de Brumado, que apresentou a autorização legislativa e garantiu a disponibilidade de um imóvel com características apropriadas para instalação de Unidade Operacional que sediará o Subgrupamento.

A celebração do convênio exige ainda a apresentação das dotações orçamentárias para custear todas as despesas do convênio.

Related posts

Homem morre em grave acidente de trabalho, prensado em máquina de tratamento de algodão

NS.ZUMPE

Bahia registra 1.123 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 108.032 já são considerados curados

NS.ZUMPE

Ipea: 96,6% dos alunos sem acesso à internet no Brasil são da rede pública

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *