Bahia Brasil Destaque Guanambi Bahia Mundo Noticias Saúde Transporte www.ZUMPE.com.br

Ciclistas encontraram Guariba-Preto morto próximo à barragem de Ceraíma, em Guanambi

Um ciclista que pedalava pela BA-938 encontrou um animal da espécie Guariba-Preto (Alouatta caraya) morto às margens da rodovia, ao lado da barragem de Ceraíma, na zona rural de Guanambi. O registro foi feito na última terça-feira (14). O Guariba é pertence a mesma família dos primatas, como os macacos.

Ele fotografou o corpo e enviou a foto pelas redes sociais, contando sobre o acontecido e alertando as pessoas sobre a importância da preservação da espécie, cada vez mais rara na região.

A imagem chegou à Superintendência do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), Em Vitória da Conquista. O órgão entrou em contato com a Associação de Ciclistas da Serra Geral para pedir mais informações sobre o ocorrido. No dia seguinte, o Inema enviou um técnico ao local para investigar as causas da morte.

Christiano Castro, presidente da Associação, esteve no local acompanhado do técnico. Eles acreditam que o animal pode ter sofrido uma descarga elétrica ao tocar nos fios da rede de energia próxima ao local onde o animal foi achado. Segundo Christiano, o rabo do Guariba aparentava estar chamuscado pelo suposto choque elétrico.

Ele disse à Agência Sertão que um senhor que passava pelo local relatou ter encontrado o animal morto às margens da barragem, e que o tirou da água e o colocou no local onde ele foi avistado pelo ciclista.

Por precaução, a Secretaria de Saúde de Guanambi foi acionada e enviou agentes da equipe de controle de zoonoses para coletar os restos mortais do macaco e submetê-los a análises laboratoriais. Os resultados devem sair nos próximos dias.

Christiano explica que esta espécie é um simbolo para os ciclistas da região. “Realizamos em 2019 o Desafio Guariba, a competição foi em homenagem a esse animal. Esse ano realizaremos a segunda edição deste desafio que faz parte do calendário da Federação Baiana de Ciclismo, valendo pontos para o ranking do Campeonato Baiano”, comenta.

Ele explica ainda que os ciclistas da região avistam muitos animais como macacos, veados, onças pardas (suçuarana), raposas e roedores de várias espécias durante as trilhas pela Serra Geral e Serra dos Montes Altos.

O animal encontrado era macho e tinha pouco mais de meio metro de cumprimento. Machos dessa espécie podem pesar até 7 quilos e atingir mais de 60 centímetros de cumprimento.

 

Related posts

Policiais impedem jovem de 21 anos de se jogar de penhasco no norte da Bahia

NS.ZUMPE

Bahia registra 1.846 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

NS.ZUMPE

X Vaquejada de Candiba acontece neste final de semana.

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *