Bahia Caetité Covid-19 Destaque Governo da Bahia Noticias Pandemia Saúde Sudoeste da Bahia Unacon Vacina Vitímas www.ZUMPE.com.br

Esforços da Prefeitura e Governo do Estado garantem reabertura da Unacon em Caetité

Finalmente a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) está em funcionamento em Caetité.

A parceria entre a Prefeitura de Caetité, a Fundação Gonçalves Sampaio (FGS) e o Governo do Estado garantiram a reabertura da Unacon, na noite deste sábado (13).

Durante a pandemia, a Unacon irá funcionar com 20 leitos clínicos e 10 leitos de UTI para pacientes Covid.

O prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, comemorou a reabertura e destacou os esforços técnicos, jurídicos e articulação política da sua gestão em busca de uma solução para a unidade, que foi entregue às vésperas da eleição municipais sem condições de pleno funcionamento.

“Desde o primeiro dia do meu mandato que buscamos reabrir a Unacon. Nós republicamos todos os atos que credenciaram a FGS para administrar a Unacon, buscamos apoio da Câmara de Vereadores para conseguir a autorização e sanamos todas as pendências estruturais e financeiras deixadas pela antiga gestão”, explicou o prefeito.

De acordo com Valtécio, a sensibilidade e determinação do governador Rui Costa – com quem teve audiência em Salvador para tratar da Unacon – e o empenho do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, foram fundamentais para garantir o funcionamento da Unacon em Caetité.

Unacon
Considerada a maior realização da história de Caetité, a Unacon irá beneficiar moradores de Caetité e mais 47 municípios do sudoeste baiano, que precisam de atendimento oncológico.

Com 80 leitos, sendo 10 de terapia intensiva (UTI), foram investidos quase R$ 5 milhões na parte física do hospital e mais R$ 10 milhões em equipamentos. A nova unidade está estruturada para ofertar consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico e tratamento. Além do tratamento cirúrgico, o hospital terá à disposição dos pacientes o serviço de quimioterapia.

Após a pandemia, também está assegurado o atendimento de urgência e emergência oncológica dos pacientes cadastrados, bem como a oferta de hemoterapia (unidade transfusional ). O hospital disponibilizará o serviço de traumatologia e cirurgia geral.

                                                                                         

 

Related posts

Ônibus com 37 romeiros tomba em via pública em cidade do interior da Bahia

NS.ZUMPE

Homem é esfaqueado após marcar encontro com ex-namorada na cidade de Livramento de Nossa Senhora

NS.ZUMPE

Velório de cantor da Chicana reúne artistas e autoridades políticas em Feira de Santana

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *