Bahia Destaque Governo da Bahia Noticias Política Salvador Bahia Saúde Sudoeste da Bahia www.ZUMPE.com.br

Governador sanciona criação da Companhia Baiana de Insulina

O governador Rui Costa sancionou a lei que institui a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina), o que garantirá a implantação da primeira fábrica de insulina do hemisfério sul. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (29).

Com a publicação da lei, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o Governo do Estado fica autorizado a instituir a sociedade de economia mista, com personalidade jurídica de direito privado, patrimônio e receitas próprios e autonomias administrativa, orçamentária e financeira.

“Este projeto belíssimo é uma parceria internacional, com implantação da fábrica e cooperação para transferir em 10 anos a tecnologia para produção de insulina, algo tão necessário para o povo brasileiro e a Bahia. Isso é bom para a ciência, a saúde e também para a economia da Bahia porque vai gerar emprego”, afirma o governador.

A Bahiainsulina será o braço fabril da Bahiafarma para a produção de insulina para o SUS. A Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana, que garante que o Ministério da Saúde adquira da Bahiafarma 50% da demanda nacional do SUS. “O equipamento será o primeiro do país a produzir insulina e, quando em funcionamento, deixará de lado a necessidade de importação. A nova companhia poderá também comercializar o excedente de sua produção no mercado privado e mercado externo”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas – Boas.

Com um investimento estimado em R$ 200 milhões, a fábrica prevê a geração de até 300 empregos diretos e mil indiretos. O laboratório ucraniano Indar é responsável pela transferência de tecnologia.

Related posts

104 milhões de brasileiros têm pedido negado do auxílio emergencial

NS.ZUMPE

Bolsonaro assina exoneração de porta-voz da presidência da República

NS.ZUMPE

Dario Messer, ‘doleiro dos doleiros’, tem delação homologada e devolverá R$ 1 bilhão

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *