Bahia Brasil Covid-19 Destaque Governo da Bahia Noticias Saúde www.ZUMPE.com.br

Governo da Bahia inicia desativação de leitos de coronavírus


O governador Rui Costa (PT) anunciou hoje (15/09) a desativação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao coronavírus e geridos pelo estado em Salvador.

A medida ocorre em função das baixas taxas de ocupação dessas unidades na capital baiana.

A desativação terá início a partir do hospital Ernesto Simões, que era exclusivo para pacientes com Covid-19.

A partir desta semana, os leitos adicionais serão mantidos. O hospital funcionará com 55 leitos de UTI e mais 100 leitos clínicos, focado em média e alta complexidade.

Ainda de acordo com o governador, a Fonte Nova passará de 80 para 50 leitos de UTI e de 100 para 30, em enfermaria. “Quem sabe, Deus queira, que a ocupação continue caindo e a gente possa anunciar a desativação completa da Fonte Nova”, afirmou Rui.

O Hospital Santa Clara, que é arrendado pelo governo, terá todos os nove leitos de UTI desativados e funcionará apenas como hospital de retaguarda para leitos clínicos.

Já o hospital Riverside será desativado e reformado para reabrir no começo do próximo ano como um hospital de cuidados prolongados. “São aqueles pacientes que são internados, operados, precisam de uma internação mais prolongada, um poli – traumatizado, alguém que teve um AVC ou um infarto”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas – Boas.

Segundo o governador, no entanto, a desativação não significa que os equipamentos serão inviabilizados.

Ele afirmou que o estado está preparado para uma possível nova onda de casos na capital baiana. “Toda a infraestrutura e equipamentos estarão disponíveis para, se for necessário, reativar os leitos”, diz Rui.

 

 

Portal Baiano

Related posts

CAETITÉ: SECRETARIA DE SAÚDE REGISTRA MAIS (1UM) CASO DE CORONAVÍRUS E CHEGA A 135 INFECTADOS

NS.ZUMPE

BRUMADO: Confirma 17ª morte e 235 pacientes em tratamento da doença na cidade

NS.ZUMPE

Bahia registra 1.628 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *