Brasil Destaque Famosos Noticias Saúde www.ZUMPE.com.br

Morre a atriz Chica Xavier aos 88 anos; artista estava com câncer

A atriz Chica Xavier, conhecida por papéis marcantes em novelas como “Sinhá Moça” e “Renascer”, morreu na madrugada deste sábado (08/08) aos 88 anos. Ela estava internada no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e tinha câncer. A morte foi confirmada pelo neto Ernesto Xavier.

Nascida em Salvador, em 22 de janeiro de 1932, Chica mudou-se para Rio de Janeiro aos 21 anos, onde começou a estudar teatro. Foi nas terras cariocas que atriz fez a estreia da sua primeira peça, “Orfeu da Conceição”, espetáculo de Vinicius de Moraes, 1956 e, ao lado de atores como Léa Garcia e Clementino Kelé, com quem casou no mesmo ano.

Em 1962 Chica fez sua primeira produção do Cinema com “Assalto ao Trem Pagador”, dirigido por Roberto Farias e em 1973, fez sua estreia oficialmente na TV, na novela “Os Ossos do Barão”. Ao todo, foram mais de 50 personagens para televisão, como Sinhá Moça, Dancin’ Days, Renascer, Pátria Minha, Cara & Coroa, Força de um Desejo e a minissérie Tenda dos Milagres, onde deu vida a mãe-de-santo Magé Bassã.

Em 1999, Chica que também é sacerdotisa, lançou livro de cantigas e rezas, fazendo homenagem e referências à sua religião. Em 2011, foi homenageada ao dar o nome ao Centro Cultural Atriz Chica Xavier do projeto No Palco da Vida, que também abriga o acervo de sua brilhante carreira no Teatro, TV e Cinema. Já em 2013 sua biografia “Chica Xavier: Mãe do Brasil” foi lançada. Escrita por Teresa Monteiro, o livro registra toda trajetória desse ícone da dramaturgia brasileira.

Aos 88 anos, a atriz se despede do marido, o ator Clementino Kelé, com a qual foi casada por 64 anos e já conhecia desde os tempos que morava em Salvador. Eles tiveram três filhos (Christina, Izabela e Clementino Junior) e três netos (Ernesto Junior, Luana Xavier e Oranyan).

Uma grande personalidade da representatividade negra na arte, Chica Xavier retorna ao Orum no dia 08/08/2020. “Essa conjunção do número 8 representa o infinito. Chica é o próprio infinito”, desabafa sua neta Luana Xavier.

Related posts

Homem bebe veneno achando que era pinga em Carinhanha

NS.ZUMPE

Caetité: Homem , morre após ser atropelado por carreta na BR-030 próximo a cidade de Ibitira

NS.ZUMPE

Vacinação contra a covid-19 deve acontecer a partir de 2021, diz Fiocruz

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *