Com o diálogo e apoio da Abapa e Prefeitura de Barreiras, conseguimos firmar um convênio para colaborar com a sociedade neste momento em que é necessária a união de todos os setores, cada um fazendo a sua parte, para vencer a pandemia”, afirma.

Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, os investimentos nestes equipamentos será um diferencial para enfrentar o coronavírus no oeste da Bahia. “A parceria entre a UFOB e a Abapa já é reconhecida na produção de pesquisa e tecnologia para o combate e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. Agora, diante deste novo inimigo, nos unimos novamente para apoiar a sociedade na luta contra o coronavírus que precisa ser derrotado com o menor número de mortes entre a população. Nós agricultores, mais uma vez, contribuindo com a região com aquilo que podemos”, afirma. Futuramente, o laboratório será destinado para diagnóstico de outras patologias como dengue, zika e chikungunya, e para doenças e pragas nas lavouras.

Os produtores baianos, por meio da Abapa, também destinaram um total de R$ 500 mil na aquisição de materiais de saúde e de proteção para os profissionais do Oeste da Bahia, como máscaras, luvas, álcool gel, dentre outros. A entidade também vai destinar até R$ 100 mil para aquisição de toalhas 100% algodão e doar em apoio ao governo do Estado para destinar aos hospitais e unidades hospitalares em toda a Bahia.

Fonte: Abapa