Brasil Destaque Mundo Noticias Saúde www.ZUMPE.com.br

SUS disponibiliza consulta apenas após a morte da paciente Paciente tem consulta marcada

Revoltante o que aconteceu no Brasil, na região metropolitana de Porto Alegre. Uma paciente tentava marcar consulta com reumatologista pelo SUS mas só teve a consulta agendada, 11 anos após sua morte.

O sistema de saúde brasileiro, o SUS, é mantido com os altos impostos pagos pela população e ainda assim, casos como esse acontecem. Muito descaso com a vida de um ser humano, seja nas filas, nos leitos ou fora deles.

O caso de por Dona Erni é um retrato do sistema de saúde falido com o qual temos que conviver. No final de 2015, ela recebeu um comunicado para que sua mãe comparecesse ao posto de saúde para a tal consulta com reumatologista, o único problema é que ela já havia falecido há 11 anos.

Segundo Dona Erni, sua mãe já não conseguia mais andar e passou os últimos anos da vida dela esperando por uma consulta com o reumatologista. Segundo ela, bastava uma consulta e muita coisa poderia ter sido evitada.

Ela afirmou ter ficado muito triste com a correspondência pois ela não esperava que isso acontecesse, trazendo muitas lembranças tristes e indignação.

Para a prefeitura local, essa foi uma falha ocorrida por causa do sistema ainda no formato de pastas e fichas, sendo a ficha dela encontrada apenas em 2013. Ela estava em meio a mais de 30.000 pedidos para especialistas diversos, todos preenchidos a mão.

O diretor da Secretaria de Saúde, Carlos Souza, afirmou que esse é um caso em muitos, pois da mesma forma que essa ficha estava perdida, muitas outras podem também estar. Assim, eles estão fazendo um chamado para que as pessoas com processos antigos compareçam aos postos para atualização, aumentando o prazo para o atendimento.

A revolta tem fundamento e é compartilhada por todo contribuinte brasileiro, pois de acordo com Dona Erni Almeida, “se a gente está devendo na prefeitura, eles te acham. Pelo CPF, qualquer coisa. Mas quando é para um médico, eles não acham.”

Related posts

Seis parques eólicos entraram em atividade na Bahia em 2020

NS.ZUMPE

Governador sanciona criação da Companhia Baiana de Insulina

NS.ZUMPE

Com mais uma cervejaria, Alagoinhas se torna o maior polo de bebidas do nordeste

NS.ZUMPE

Deixe o seu Comentário

Prove que é Humano *